Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dias 30-31 | 18nov-19nov | Vietnã - O melhor de Halong Bay

Hoje acordei bem cedo para pegar o nascer do sol, mas no horário que o guia nos falou já havia luz. A Bé traidora, na hora H não quis se levantar e continuou em estado de sono profundo...
Uma densa névoa cobria toda baía, dando uma atmosfera muito especial. 
Após o café da manhã já partimos para uma outra área da baia. Nesse trajeto fomos explorar de caiaque uma área mais reservada. Mais reservada não significa uma área sem turistas, mas apenas sem multidões. Pegamos o caiaque e já partimos para explorar os arredores. Nosso guia estava com uma turista que simplesmente não queria remar. Então saimos para olhar em volta sem ele, demos uma de ovelhas desgarradas mesmo! Aqui existem muitas cavernas, onde pudemos entrar e atravessar para o outro lado do morro, revelando recantos mais isolados e sem acesso aos barcos maiores.
Um ponto mais distante era acessado após atravessarmos 2 cavernas, chegando numa pequena baía isolada. Nesse ponto vimos um grupo de macacos de cabeça branca. Apenas um outro grupo de caiaques estava lá e pudemos contemplar esse pedaço mais especial de Halong. No fundo dava para se ver alguns peixes, embora a água não estivesse com visibilidade boa para snorkelling.
Ficamos cerca de 1h45 nessas remadas, sem dúvida nenhuma, o ponto alto de todo tour!
Voltamos em um barco menor, devido à logística estranha deles - nosso barco maior havia ido ao porto para deixar parte dos turistas e pegar outros mais, já que no mesmo grupo haviam pessoas com tour de 2 e de 3 dias. Almoçamos no barco secundário, aqui a comida era um pouco melhor, embora ainda nada especial...
Partimos então para visitar uma criação de ostras para produção de pérolas, no meio da baía. Fora a óbvia loja no final da visita, a criação em si é muito interessante. Eles criam as ostras desde pequenas e num determinado momento inserem uma bolinha (que é uma pérola de ostra de água doce, sem valor comercial - é a semente) numa ostra jovem, trabalho feito por umas moças como se fosse um procedimento cirúrgico! Depois de algum tempo, a ostra forma a pérola em volta dessa bolinha, quando a coitada é sacrificada e obrigada a ceder seu trabalho de meses! Esse método foi desenvolvido pelos japoneses e trazido para cá.

Após a visita, encontramos nosso barco-hotel e já haviam outro grupo de turistas, além de toda tripulação do barco ser outra. Atracamos na mesma baia onde pernoitamos na noite anterior e os novos turistas começaram a cair na água, pulando do alto do barco. O problema era que estávamos na área mais lotada de barcos, com o pessoal da cozinha jogando lixo na água, e outros dejetos sendo despejados aqui. Aqui a gente não nada de jeito nenhum! Melhor mesmo era curtir o pôr do sol de cima do deck, ver o que Halong ainda tem de melhor...

Depois do jantar, haveria a sessão de karaokê. Mas num dado momento uns caras da tripulação que já tinham enchido a cara começaram a tomar conta do aparelho, cortando a vez dos turistas! Isso porque nós somos os clientes!
Noite de Karaokê furado. Acreditem, esse é o nosso segundo capitão...


Ultimo dia Halong Bay
No último dia praticamente quase houve um motim. O guia havia prometido nos levar a uma vila flutuante, mas logo após o café da manhã já partimos em direção ao porto de Halong. Fomos reclamar, todos estavam indignados com a falta de compromisso do guia. Mas infelizmente isso é prática comum no país, que atrai tantos turistas mas que provavelmente não voltarão pela falta de seriedade... A discussão não levou a nada e praticamente o dia foi somente para a volta a Hanói.

Halong Bay sem dúvida é um espetáculo natural incrível, de uma beleza única! Mas a forma como eles estão conduzindo as coisas estraga parte da experiência. Na verdade esse lugar não mereceria estar entre as 7 maravilhas pela forma como o turismo é feito aqui. Uma pena!
Chegamos às 17h em Hanói e já nos preparamos para ir à estação de trem, rumo a Sapa.

Esperamos uma noite tranquila no trem...


4 comentários:

  1. Mônica Shizue Matsubara Mendes1 de dezembro de 2011 às 21:06

    Belas fotos e belas histórias primo, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  2. E aí, pessoas! Como estão? Claro que bem, né!

    Voltamos de viagem na quinta-feira, agora e reorganizar as coisas e ver a última postagem que paramos.

    Tadao, acredita que depois de 7 dias em SC começou a chover, vi a previsão e era de chuva para mais 3 dias... Acabamos indo parar em Maceió, mas isso é uma longa história.

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Valeu prima! Espero não atrasar muito além do que está, ultimamente não fizemos a tarefa de casa... Bjs!

    ResponderExcluir
  4. E ai Jr e Eiko! Q história maluca é essa guinada de trajeto? Aguardamos a história, e com fotos! Abs!

    ResponderExcluir