Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia 12 | 31out | Vietnã - Lunch Lady e o Palácio da Reunificação

Hoje saímos de manhã, pegamos um banh mih - baguete (influência dos franceses) com patê, vegetais, molho de peixe, pimenta e ovo ou frios - e café gelado com leite - estou viciado nisso!. E assim estávamos prontos para encarar o dia!
Fomos para a agência de turismo e fechamos um tour de 2 dias e 1 noite para conhecermos o delta do Mekong, saindo amanhã cedo.
Em seguida passamos por uma avenida moderna, com um edifício bem hi tech e marcante na paisagem. No térreo eles vão ter uma loja da Apple (ainda em finalização) e outras entre elas uma bem legal da Adidas.
Andamos na avenida beira rio - no caso, o rio Saigon - e já vieram uns tiozinhos oferecer os ciclos, que são umas bicicletas com rodas grandes e cadeiras acopladas, um primor da segurança no transporte!! Isso realmente seria BEM aventureiro!
Perto do rio vimos umas lojas muito interessantes, em uma doceria haviam uns bolos muito elaborados, bonitos mesmos. E logo perto, haviam umas 2 lojas grandes, cheias de miniaturas de embarcações, muito bem feitas.

De manhã na barraca de bahn mi, um barco-restaurante engraçado no rio Saigon, nós no conjunto hiper moderno no centro de Ho Chi Minh, o bolo super-enfeitado e a loja de barquinhos.

Depois fomos em direção ao museu de História, que logo descobrimos que estava fechado (é segunda). Como um dos programas era ir numa senhora que faz uns noodles, muito famosa aqui, fomos direto para lá p um almoço mais cedo.
Nesse ponto foi bom chegar cedo, pois ainda estava vazio, em menos de 30 min. todas mesas lotaram! Essa sra é famosa, é conhecida como Lunch Lady e já apareceu no No Reservations sobre o Vietnã (de onde ficamos loucos p experimentar seus noodles). A sra. Thanh tem uma barraca numa rua calma e faz um prato diferente nos 7 dias da semana e aparece em vários blogs sobre comida. Simpática, ela cresceu e cercou sua barraca com outras de parentes, que servem pratos que complementam seus famosos noodles. Por ex os rolinhos primavera são de sua irmã.
O prato do dia era um noodle estilo Thai, ou seja, muito apimentado. Vinha com camarões, lulinhas inteiras e porco, além de vários vegetais. Uma delicia!! Valeu muito à pena!
A sra Thanh trabalhando no prato do dia, nosso noodles à moda Thai e as mesas já lotadas pelos fregueses.

Após o almoço, atravessamos p o outro lado da ruela e pedimos o café vietnamita, com leite condensado e gelo, perfeito para o calor de mais de 30! Nessa hora passou uma ratazana perto da Bé, o que ajudou a quebrar o encanto do lugar p ela... Rs! Mas a ratazana era da rua e não da tiazinha né...

Depois fomos ao Palácio da Reunificação, um espaço que simboliza os novos tempos do Vietnã. Um edifício suntuoso, mas que não chegou a nos impressionar tanto... Era uma visita bem focada em promover o governo, com espaços para recepção de outros lideres mundiais, salões de festa, vídeos institucionais, etc. Mas mesmo assim com muitos turistas e grupos.

Palácio da Reunificação e seus diversos espaços.

Depois próximo do hotel entramos numa grande loja de departamentos com computadores, eletrodomésticos e câmeras. Aqui aparentemente eles recebem as novidades muito rápido, dado a proximidade com Japão e Coréia. Conheço muita gente que ia ser difícil de tirar de uma loja dessas! Rs.
Uma coisa que chama atenção em Ho Chi Minh, como tem carros japoneses aqui! Toyota é o que mais se vê!