Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dias 24 | 12nov | Vietnã - Uma outra Hoi An, em 2 rodas!

Hoje alugamos 2 bikes para rodarmos pelos arredores de Hoi An. Antes, fomos visitar a última casa que estava incluida no ticket do circuito histórico. Para variar, tentaram nos vender uma porção de coisas no final da visita. Paramos no caminho para um café da manhã, banh mi com café com leite e gelo.

E rumo para o campo! Pegamos uma estrada que ia em direção ao litoral, embora não tivéssemos infos muito precisas do que iríamos encontrar - o pessoal dos hotéis e agências tentam desencorajar os turistas a fazer qualquer coisa um pouco mais "desbravadora". Que no nosso caso era simplesmente pegar as bikes e ir para qualquer lugar fora da cidade.
A estrada para o litoral era muito bacana pois conseguimos ver aquelas paisagens rurais que imaginamos encontrar aqui. Arrozais, lagoas, búfalos e locais tocando suas vidas. Pena que o arroz já foi colhido, sobrando apenas os extensos alagados. Mas mesmo esses alagados pós-colheita rendem ainda muita comida p o povo aqui. Vimos uns tiozinhos de canoa tirando peixes de suas redes, uns meninos catando caramujos aos montes (que no Brasil nem pensaríamos em comer, na cidade dos meus pais se usa como isca para pesca). Haviam outros meninos caçando uns pássaros e também cobras. É dura a vida de qualquer bicho aqui no Vietnã, acho que eles comem qualquer coisa que nade, voe, pule ou rasteje!!
No meio do arrozal, chegamos num túmulo de um antigo comerciante japonês (foto com a Bé, acima). Essa dica veio de um tiozinho de moto que grudou na gente e queria descolar uns trocados. Aqui qualquer um na rua quer ser seu guia, seu informante, sua sombra!! Alguns cemitérios no Vietnã não têm área muito definida, a gente vê túmulos espalhados por uma área extensa, alguns pipocando no meio das plantações.

Seguindo pela estrada chegamos num vilarejo, já na praia. A praia não era muito boa para banho, pois o mar estava bem mexido. O pessoal dos restaurantes locais já assediava a gente, convidando a deixar as bikes "de graça" no estacionamento deles. Nessa praia, o mais interessante eram uns barcos de caiçaras locais que eram basicamente umas cestonas grandes. Eles trançam cestas em bambu, com estrutura reforçada e impermeabilizam a superficie com resina. Pelo formato redondo não dava para imaginar como eles conseguiam conduzir, até vermos uns pescadores chegando. Eles mostram muita habilidade para passar da arrebentação, pois o mar aqui não é nada tranquilo. A maioria não havia pegado muita coisa, acho que foi um dia bem ruim. Fotografamos a colheita de 1 deles que teve mais sorte.
 Nos embrenhamos também numas ruelas pela vila da praia, foi interessante em ver a vida local sem tantos turistas. Essa regiao lembra um pouco as vilas que temos no litoral norte de São Paulo, com ruelas cheias de coqueiros com pequeno comércio local, casas. E uma extensa faixa de areia se esparramando para o mar, nesse caso, o mar da China. Total atmosfera praiana!
 Lanchinho de pomelo!

Continuamos nossa pedalada e no caminho de volta a Hoi An, entrando por uma via ao lado da ponte (sobre um grande rio) que atravessamos na ida. Nesse simples trajeto saimos totalmente da rota dos guias. Uma pequena via cimentada seguia ao longo da margem do rio e dava acesso até o fundo de uma vila de pescadores, formada em sua maioria por casas de alvenaria. Haviam embarcações do tipo cesta bem maiores do que vimos na praia, estas para mais tripulantes e carga.
Algumas senhoras olhavam curiosas para nós, e uma puxou conversa com a Beth... Mas em vietnamita, o que nesse caso não deu para extender o assunto. E o melhor, (aparentemente) não queria nos vender nada!!
Haviam várias casas de pescadores, com seus barcos ancorados, crianças brincando pelo caminho. Numa delas havia uma grande movimentação, com muitas mulheres trabalhando no preparo de uma massa de peixe que seria seca ao sol. Era basicamente uma folha com filés de pequenos peixes, com uma liga tipo caramelo. Não temos idéia do gosto, mas o cheiro de peixe era forte... Elas estavam curiosas em ver 2 estranhos andando por lá, visivelmente "sem rumo". Foram simpáticas e deixaram a gente ver o trabalho delas, cada uma numa tarefa. Do lado do rio, muitas esteiras secavam ao sol a produção da tarde.

Pedalamos até o final da estradinha, já com acesso apenas às casas mais distantes da vila.
No caminho apareceu um grupo de ciclistas com um guia que ficou perguntando como chegamos aqui e que não poderiamos ter vindo sem um guia! No caso, com ele... Depois voltamos à rodovia e cruzamos para uma via parecida do outro lado.

Na cidade, já no final do dia, descobrimos uma barraca de banh mi (o tradicional sanduba viet), considerado o melhor da cidade. O baguete que eles fazem é muito bom, isso eles aprenderam muito bem com os franceses. O único porém, mais uma vez fomos cobrados em dobro em relação aos locais, fato que a maioria aqui não faz questão de esconder.

Amanhã de manhã, pegamos o ônibus para Huê, nosso próximo destino ao norte.

Hoi An foi uma revelação e levaremos ótimas lembranças daqui!!
Este percurso que fizemos aqui foi um dos mais bonitos do Vietnã, e certamente um dos pontos altos de nossa viagem!