Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia 18 | 06nov | Vietnã - City tour por Nha Trang

Hoje tínhamos agendado para a manhã um tour de barco pelas ilhas com snorkelling incluso, mas devido à chuva e céu nublado conseguimos alterar por um city tour básico - estamos ficando preguiçosos!
Saimos na van, que chegou no horário combinado, e haviam apenas 4 pessoas com a gente! Um indiano que estava a trabalho e uma canadense chinesa. O tour começou com uma visita ao Museu Oceanográfico de Nha Trang. O nome cria grandes expectativas e o lugar não correspondeu 100%, embora tivesse vários aquários e tanques com peixes e bichos marinhos da região. Havia também um esqueleto de baleia jubarte, vários animais conservados em vidros, mas o aspecto geral era que estava precisando de uma reforma.No tanque tinha um peixe-cirurgião azul, a Dory do "Procurando Nemo", peixe doido que nadava com metade da cabeça fora d´água! E haviam vários Nemos também!
Tinham uns tubarões de recife, o peixe leão, que é lindo e venenoso.
Diversos tipos de anêmonas, Nemos e lagostas!
De qualquer forma, já deu um sabor de aperitivo ao que esperamos ver nas águas no passeio de snorkelling. No final, uma loja vendia vários souvenirs e colares de pérolas cultivadas em fazendas. Tinham pérolas de várias cores, e segundo o guia, era devido às águas do delta do Mekong, que influencia na colorações.
O próximo local eram as Torres Cham de Po Nagar, um conjunto religioso feito em tijolos de barro. Essas torres diferem muito do que vimos até agora nas cidades e ao longo das estradas. Segundo o guia, esse local não tem uma identidade religiosa muito definida, o que dá um significado específico a quem visita o lugar: para os descendentes da etnia Cham, para os budistas, aos muçulmanos, etc. O conjunto se localiza no alto de um morro ao lado da foz do rio Cai, o que possibilita uma vista bem legal da cidade. Um grupo de moças da etnia cham em trajes típicos ensaiavam uma dança tradicional, algo que parece ser bem comum nos lugares turísticos. Uma barraca exibia artesanatos de areia, como aquelas garrafinhas que temos no Ceará e alguns locais do NE, mas com desenhos mais elaborados, como uma ilustração do Ho Chi Minh, aqui chamado de Tio Ho.
Acima, dançarinas em trajes típicos e a vista geral do rio cai.
Abaixo, artesanato em areia e jardim interno.

Depois fomos ao templo de Long Son, onde um dos destaques é uma estátua de Buda dominando a paisagem da cidade. Para chegar à estátua deve-se percorrer uma escadaria até o alto do morro. No caminho tbm havia uma enorme estátua do Buda deitado, algo que parece ser bem comum na Tailândia, segundo os guias que lemos. Um detalhe curioso, no pé do Buda há um símbolo, que numa primeira leitura podemos relacionar ao nazismo, a suástica. Mas os nazistas apenas se apropriaram desse símbolo de origem hindu, que significava "boa sorte".
Haviam muitos pedintes em volta desses 2 lugares, principalmente no templo de Long So. Aqui haviam muitas velhinhas, essas são as que dão mais pena, algumas pedindo e outras vendendo coisas. Uma senhora ficou um bom tempo atrás de mim abanando com um leque, que ela queria vender. Pelo jeito eu estava transpirando muito!

Nosso próximo destino era mais longe da cidade, uma praia ao sul da cidade, segundo o tour prometia, ótima para banhos. O caminho era muito bonito, passando por resorts, campos de golf, Nha Trang também tem turismo de alto padrão. Passamos por uma paisagem de serras e mata tropical costeando com o mar, lembramos imediatamente de nossas viagens para Ubatuba, que saudades!!
A praia até era bonita, chegamos num canto lotado de barracas de comida. Mas havia muito lixo, a questão do lixo aqui no Vietnã é algo bem complicado. Não somos um grande exemplo nesse tema, mas o Brasil ainda está bem à frente dos vietnamitas. Nem nos animou entrar na água, que estava um pouco fria devido ao tempo nublado.
Haviam 2 tiozinhos pescando e claro, fui tentar trocar umas palavras, ou melhor, gestos. Um deles foi bem simpático e mostrou as capturas dele, uns peixinhos de praia.
Almoçamos em uma das barracas, mas o almoço não surpreendeu, apenas o esperado para algo formatado num pacote. Simples mas sem amor... Nesse mesmo lugar eles tinham uns frutos do mar vivos nadando em bacias, mas com o almoço tão insosso, não arriscariamos pedir nada mais complexo aqui.
Após o almoço teríamos um tempo para "aproveitar a praia", mas os outros turistas nem arriscaram dar uma volta e a gente já tinha andado por uma extensão e só vimos lixo jogado nos cantos. Então voltamos para a cidade, após um tour que decepcionou no geral.

Abaixo, o fã vietnamita da nossa seleção e a Bé no café.

Ficamos andando ao longo da praia de Nha Trang, a mesma que fomos ontem durante a chuva, mas hoje com muito mais vida! Locais em rodas na areia faziam churrasquinho de peixe, vários turistas europeus tostados como camarão (não sei com que sol), lanchas puxando paragliders, crianças correndo para todos os lados, vendedoras com vários petiscos, gente estirada nas cadeiras lendo, até pelada na praia com um local usando a camisa da nossa seleção!
Depois fomos para um café, que era frequentado por um público jovem local, que no geral se veste exatamente como as pessoas no Brasil. Uns mais modernos, uns mais descolados, o visual dos jovens na ásia não parece diferir muito do ocidente! Após o café as garçonetes ficam repondo o chá gelado o tempo todo.
Já anoitecia e voltamos com a chuva começando a cair. Entramos num restaurante que servia phó, o noodles nacional. Uma ótima forma de terminar o dia, uma tigela de noodles quente e reconfortante!
Chegando no hotel, a música do funeral do vizinho ainda prosseguia, hoje ainda era o segundo dia!