Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia 19 | 07nov | Vietnã - Snorkelling em Nha Trang!

A van do nosso passeio chegou no horário combinado e passou em diversos hotéis para pegar os demais turistas. Esse passeio é focado em mergulho livre (snorkelling) nas ilhas próximas da baía de Nha Trang. Após as fotos que vimos do lugar, ficamos com grandes expectativas, apesar de sabermos que a visibilidade não seria grande coisa. Chegamos no porto de Nha Trang para pegar o barco, num trajeto de 1 hora até a primeira parada.
Nosso guia era uma figura, um tipo mestre Miyagui dos mares. Ele  tinha um colar que imediatamente me fez lembrar de um ribeirinho que conheci na viagem da Amazônia, outra figura!
Abaixo, separados no nascimento: o guia amazônico (esq) e o mestre Miyagui dos mares.
Detalhe nos colares, um com dente de jacaré e outro de javali!

No caminho haviam vários flutuantes num costão, que depois o guia nos explicou que são fazendas para criação de peixes. Eles constroem gaiolas flutuantes e usam a própria água do mar para criar diversas espécies comerciais.
No meio, vista geral das fazendas de peixes. No alto detalhe da fazenda.

Fizemos na parte da manhã 2 paradas, sendo que a primeira estava com visibilidade bem ruim. Aqui na região eles praticam pesca com explosivos, então os corais não estão totalmente preservados. Mas já deu para ver uma porção de formações de coral muito bonitas, que não temos no litoral brasileiro. Pelo menos nos lugares que já conhecemos. Haviam muitos peixes de recifes, ou seja, peixes pequenos para médios, nesse lugar não veríamos nada muito grande. Todos muito coloridos, e numa variedade impressionante! E o sol ainda deu as caras!!
A segunda parada foi melhor, com visibilidade bem melhor, com formações mais preservadas e muitos peixes! No verão deve ser sensacional ter uma visibilidade de mais de 20m!
Quando voltamos ao barco, o almoço já estava pronto na mesa e, ao contrário de ontem, surpreendeu muito! O cozinheiro, que desde nossa saida do porto já estava a todo vapor, cortando frango, limpando as verduras, etc, fez um almoço com uns 7 pratos diferentes. E o mais importante, comida gostosa após uma manhã de pernadas intensas.
Chegamos durante o almoço num costão onde um barco com turistas pescava no mesmo lugar que outros barcos fariam mergulho livre! Vimos em algumas agências esse passeio conjugado: mergulho e pesca, vc mergulha com o Nemo e depois pode fisgar ele! E ainda, almoçá-lo!
Na última parada o mestre Miyagui também caiu na água e ficou pegando bichos diferentes, indicando peixes e outros bichos que não podia pegar. Nesse lugar ele localizou o venenoso peixe leão, que vimos ontem no aquário, muito bacana!
No alto, um costão e uma casa construida na rocha! Abaixo, o barco tour-mergulho+pesca.
Esse passeio realmente valeu a pena, ainda terminou com uma mesa cheia de frutas locais, já durante a volta ao porto. E custava o mesmo valor do city tour do dia anterior!
Fomos diretamente ao hotel e somente hoje acabou o velório do nosso vizinho. Ficamos imaginando o cansaço e a dor com que os filhos têm de lidar, pois foram 3 dias recebendo pessoas, prestando homenagens ao pai falecido. Pelo que entendemos do fraco inglês da moça do hotel, o corpo foi cremado e eles ficaram todos esses dias velando.
 Nosso hotel (Chanh Tuan) e o longo velório do vizinho.

Amanhã vamos partir para o centro do país, Hoi An!