Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia 11 | 30out | Vietnã - Primeiro dia em Saigon

Saigon, Ho Chi Minh, tudo a mesma coisa!
Acabamos dormindo até um pouco mais tarde e saimos meio tarde de do hotel. Fomos ver como funcionava o mercadão de dia. Tudo aqui parece a 25 de março, ou será o contrário? As roupas, perfumes em geral são praticamente todos “falsetas”, muita quinquilharia à venda, e souvenirs para turistas. A própria dona do hotel aconselhou a gente a pechinchar muito, pois os preços são abusivos.
Acabamos tomando o nosso café da manhã aqui. Experimentamos uma coisa nova... O “doce” é servido no copo e continha macarrão de arroz, feijão japonês doce (Azuki), gelatina, bolinha que parecia sagu cobertos com leite de coco e muito gelo! No final eles servem chá gelado.
 
De manhã no mercado, e os doces gelados no copo. Refrescante!

Fomos então ao passeio cultural e no caminho, como não tínhamos comprado água, paramos novamente em um lugar que servia bebida gelada, Of course! Mesmo nesse estabelecimento pequenininho, o negócio era prático. A bebida era colocada no copo de plástico e depois vedada com uma espécie de tampa de plástico tão bonitinho... Desenho de patinho, kkkk Muito fofo! Mas quando estávamos escolhendo o cara não falava inglês e então um jovem (cliente) que estava com a namorada nos ajudou a escolher o sabor e ainda acabou pagando pra gente!!! O conceito do povo grosso acabou de mudar, kkk. Muito bacana o cara...
Bem, chegamos ao War Remnants Museum (Muesu dos Remanescentes da Guerra). Aqui estão expostos objetos, fotos, documentos relativos à Guerra do Vietnã.
Muitas das atrocidades documentados aqui não foram muito divulgadas no Ocidente, nós raramente tivemos a oportunidades de ver /ouvir as vítimas da ação militar dos EUA contar suas próprias histórias. Muito triste, temos que estar preparados para ver a exposição.
Logo no pátio da entrada, havia o desenho da bandeira do Vietnã. Haviam equipamentos militares dos EUA (helicópteros, aviões caça, tanques, canhões, etc.), tudo muito grandioso e impressionante. O mais irônico é que os EUA perderam a guerra, apesar de todo esse poder de fogo, que era o mais moderno na época.
  
Parada para refrescar e acabamos ganhando as bebidas de um local! 
Pátio externo do War Remnants Museum, com todo poder de guerrra americano.
Ao entrarmos no hall do museu, havia um grupo de pessoas afetadas indiretamente pelos efeitos do agente laranja. Uns fazendo artesanato, outro tocando piano, etc. Muito triste mesmo. Vale lembrar que o mais triste é que até hoje ainda nascem bebês com efeitos das armas químicas usadas pelos EUA. Havia uma menina nascida em 2008 (!!!) que nasceu sem os braços e pernas.
 Números da guerra pelo lado do Vietnã, a menina nascida em 2008.
Vista geral da exposição das armas americanas.
Algumas fotos muito fortes, a última, muito famosa.
Os espaços de exposição. Um grupo escolar se reúne no pátio após a visita.

Passamos a tarde inteira no museu. Saimos às 17:00h e fomos comer algo, pois não havíamos almoçado. Achamos um lugar chamado Phô Nho e comemos noodles com carne bovina (Phô Bo). Passamos no supermercado para comprar água e achei na parte das carnes bovinas/ suinas, uma bandeja de casulos de alguma coisa!!!!! Nooosssaa, que gosto que isso tem será, hein???


Na parte de cima, no supermercado são vendidos casulos estranhos e peixes vivos.
Márcio, feliz da vida, antes de devorar o phô. Abaixo, cenas noturnas de Ho Chi Minh, com famílias inteiras se divertindo com seus filhos.

Voltamos ao hotel e começamos a lavação de roupa, literalmente, ehehehehe
Tam biet! (Até logo)



4 comentários:

  1. Oieeee amiga
    Pelo visto vcs estão aproventando mesmo, e o melhor dando uma aula de cultura :-)

    Saudades... Bjão
    Hellen

    ResponderExcluir
  2. E aí Amiga!!!!
    Vc viu quanta coisa já fizemos? os dias foram bem intensos e sempre tem coisa diferente aqui pra registrarmos nas câmeras, rsrs

    Muitas Saudades também!!!
    Gde Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Beth, e esse casulo, vai encarar???

    ResponderExcluir
  4. Oi Eiko,
    Casulo? Mas nem sonhando!! ahahahahah
    Bjs

    ResponderExcluir