Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia 6 | 25out | Cambodja - Chegada a Siem Reap

Pegamos o ônibus às 7h45 da manhã para Siem Reap, a noroeste de Phnom Pehn.
Nosso itinerário original previa chegarmos por terra a Siem Reap, via fronteira com a Tailândia. Como a situação política nas região estava bem acalorada - verificamos num portal de viagem que essa área oferecia riscos altos durante essa época, pois houveram conflitos recentes com mortes - resolvemos ainda do Brasil fazer o trajeto aéreo por Bangkok, começando pela capital Phnom Pehn.

Ao longo do trajeto tivemos o primeiro contato com uma paisagem que deve dominar as áreas rurais desses países asiáticos: extensos arrozais, em grandes áreas alagadas. O rio Tonlé Sap acompanha o trajeto e se confunde com as águas represadas para cultivo de arroz.
Nas estrada haviam vários trechos com alagados em ambos os lados, e conversando com um cara local (que minutos antes me pediu para tirar fotos dele em minha máquina, ele apenas me passou o seu cartão de memória) ficamos sabendo que no mês de setembro a cheia foi bem complicada por aqui, a estrada ficou intransitável e Siem Reap teve trechos em que ficou submersa! Hoje mesmo vimos notícias de Bagkok e a coisa não está nada bem por lá... De alguma forma estamos escapando da enchente, esperamos não encontrar com ela qdo formos ao Vietnan, o que deve acontecer no próximo sábado, quando vamos pegar um busão para Ho Chi Min (antiga Saigon). Nesse trajeto cruzaremos o rio Mekong, importante via fluvial do SE asiático que cruza uma penca de países: Laos, Tailândia, China, Vietnan, Cambodja.
No busão, depois de uma parada no meio do caminho, o motorista resolveu ligar a TV e botou um DVD com sucessos locais. Tinham uns video clips com astros locais muito engraçados, os caras usam umas roupas que se pode definir como um mix de Agostinho da Grande Família + estética anos 80 + cabelos anos 70. Bom, dá para se ter idéia de que não é um primor do bom gosto, pelo menos para olhos ocidentais (embora os nossos no momento estão inclassificáveis, pois já perdemos nossa identidade brasuca!). O mais interessante ainda, num dado momento, tocou uma versão de música japonesa que conheciamos pelo repertório "karaokístico" dos nossos pais! O Japão também invadiu o Cambodja!

Vista da estrada, que ficou alagada no mês passado, nossa parada no meio de uma área rural, as casas com palafitas dos ribeirinhos.

Cenas no busão: TV com clipes locais impagáveis, Bé reconhecendo a música japa, nosso busão na parada.

Chegamos em Siem Reap por volta das 14h e assim que descemos do busão, uma horda de tuk-tuks nos cercou, na esperança de que alguém nos levasse à pousada (definida por eles, já que recebem uma comissão). Praticamente me senti em Salvador, fora as caras de orientais e a ausência de fitinhas do Bonfim... Havia um que carregava uma placa com nossos nomes, não pela pousada, mas pelo Luke (o cara de Phnom Pehn) que ligou p nos indicar a seu amigo. A rede de assédio aqui ultrapassa fronteiras!!
O guesthouse (que é nosso equivalente a pousada) é muito agradável, tocado por uma família local muito simpática e prestativa. Eles também têm um restaurante, onde almoçamos e jantamos, comida caseira cambodjana, confort food total!! Aliás reservamos a pousada hoje de manhã mesmo, pesquisando pelos sites Hostel World e também pelo Trip Advisor, 2 ótimas ferramentas para se avaliar lugares, atrações, etc. Usei quando viajei para a Amazônia e também foram bem coerentes com o que encontrei (inclusive nas críticas). Os comentários que vimos foram totalmente correspondidos na nossa chegada, aliás, todos positivos.

Rio Siem Reap e a cidade de Siem Reap!

No final da tarde combinamos o transporte dos próximos 3 dias com o mesmo motorista que nos pegou na rodoviária, o Tino. Amanhã vamos a Angkor Wat, o grande motivo de termos vindo ao Cambodja! Vamos acordar de madruga para pegar o nascer do sol no templo de Angkor.
Existem 3 pacotes para se conhecer Angkor Wat, o de 1, 3 dias e de 1 semana. Escolhemos o de 3 dias, pois 1 dia seria realmente muito pouco para uma atração tão extensa.
Esperamos uma multidão de turistas em Angkor, pois só pela pousada e pela andada nas ruas dá p se ter idéia que tem muita gente aqui na cidade...

Aqui temos uma ENORME dificuldade de identificar, pronunciar e diferenciar os nomes das pessoas. Aliás no assunto "nomes" a Bé se dá melhor. É só emendar um "Yes, Elizabethhhh, you know, like the Queen!!". Hahahahah!!