Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dias 35-38 | 23nov-26nov | Vietnã - Hanói e adeus Vietnã!

Dia 35 | 23nov
Chegamos muito cedo na estação de trem. A viagem foi ok, já sentíamos saudades do calor de Hanói. Após quase brigar com os taxistas que cobraram descaradamente quase 3x o valor justo, pegamos um mais honesto direto ao Elizabeth Hotel.
Após 3 dias andando pelos morros de Sapa e passando frio, nos demos um dia de descanso no hotel.



Dia 36 | 24nov
Hoje iremos visitar alguns dos destaques de Hanói: o Templo da Literatura, o Complexo do Mausoléu de Ho Chi Minh e o maior mercado da cidade. Sem dúvida, em cidades como Hanói muitas coisas interessantes ficam no meio dos trajetos entre os pontos turísticos.
Numa loja de bordados (da mesma empresa que visitamos em Nha Trang) encontramos um bando de brasileiras, cariocas e loucas para comprar todo tipo de souvenirs. Foi engraçado observar elas negociando com os vendedores, pechinchando e seus maridos aguardando na frente.
O templo da literatura é um espaço muito bacana, com muito verde e que parece ser um respiro dentro da movimentada Hanói das motocicletas. O templo foi dedicado a Confúcio e também abriga uma universidade (que supomos ser ligado a letras...). Havia uma turma de formandos em trajes típicos tirando fotos uns dos outros.
Como capital do norte, Hanói é a cidade onde Ho Chi Minh foi enterrado, ou melhor, mumificado. Seu corpo está exposto num  Mausoléu, onde os vietnamitas fazem filas para prestar suas homenagens. Ele deve ser o único morto que viaja todos anos, e de graça. Seu corpo é enviado para a Rússia para um check up geral estético. Agora mesmo ele estava passando sua temporada em Moscou e não pudemos visitá-lo. Mais do que ver seu corpo, eu tinha mais curiosidade em presenciar os locais fazendo essa visita, que é praticamente uma peregrinação.
  
No centro, o mausoléu do Uncle Ho (Tio Ho).

No final do dia fomos ao mercado de Bong Xuan, o maior da cidade. Funciona num edifício dividindo espaço com uma estação de trem, com uma infinidade de barracas vendendo de peixes a blusas feitas na China. Parece que esse mercado tem como público principal mesmo o povo local.
  
Lulas secas, tartarugas, peixes, enguias!
 Em terra de lambreta quem tem mais de 400cc é Rei!
No final do dia passamos no Teatro Municipal e compramos ingressos para amanhã para os Water Puppet (Fantoches Aquáticos), espetáculo muito famoso e respeitado por todo Vietnã.


Dia 37 | 25nov
Saimos depois do almoço para perambular pelos arredores até o horário do Water Puppets. 
Andamos num pedaço da cidade muito bacana, com templos, lojas interessantes, restaurantes e cafés. E praças charmosas intercalando os quarteirões. Concluímos que nos instalamos num pedaço mais caído do centro de Hanói... Uma loja tinha souvenirs pra lá de exóticos, tudo feito com insetos e plantas conservados dentro de plástico. Apesar de estranho, era muito original. Havia tbém uma loja vendendo tudo que é bicho empalhado, além de uns bambis tinha até um tigre (q o dono não deixou fotografar)...
No nosso "marasmo turístico" observávamos os locais tocando suas vidas em volta do lago, lendo nos bancos à beira d´água, praticando tai-chi-chuan, casais namorando, e claro, vendedoras oferecendo suas mercadorias.  
Cenas do centro de Hanói.
 Acima, souvenirs de gosto bem duvidável...

Chegando ao teatro, uma multidão aguardava o início do espetáculo. Eles têm 5 apresentações por dia e nessa época do ano, todas lotadas. Tivemos sorte de conseguir lugares bons para o dia de hoje.
Essa tradicional arte popular nasceu com os agricultores dos arrozais do norte do país. Eles criaram de forma engenhosa essa manipulação dos bonecos sobre a água. Na introdução, a apresentadora citou alguns países por onde a trupe já passou e não é que o Brasil foi um deles?
A apresentação foi muito bacana, com artistas no verdadeiro sentido da palavra. Os músicos, muito competentes, têm papel fundamental para a ação. As pequenas histórias narram aspectos da vida no campo e crenças locais, com a manipulação dos bonecos feita de forma primorosa. No final, todos manipuladores vêm à frente, um momento de reconhecimento à toda trupe! Valeu muito a pena!
Saindo do teatro fomos a um café no alto de um prédio no cruzamento mais tradicional de Hanói, que aliás está precisando de uma boa reforma! É engraçado ficar observando do alto a movimentação do trânsito, com toda aquela loucura, tantas vezes já mencionadas aqui. Grupos de turistas atravessando como se fosse "a aventura", uma diversão a mais para a viagem, uma tiazinha nativa costurando no meio sem dar a mínima para carros e motos. 

Logo próximo havia um mercado noturno, o principal de Hanói. Esse fenômeno de mercados noturnos que existem no Vietnã é algo que impressiona. Nossa teoria para isso é que as pessoas trabalham muito e sobra somente a noite para elas fazerem compras. O mercado era focado mais para os locais, com centenas de barracas de roupas e acessórios, acessórios para celulares, coisas para casa, comidas. Devia ter cerca de 1km de extensão, vindo desde o mercado de Dong Xuan que visitamos ontem de tarde. Haviam barracas também em algumas travessas, e claro, muita gente vendendo e muita gente comprando.
Festa das bugigangas!

 

Dia 38 | 26nov
Hoje reservamos o dia para colocar nosso trabalho em dia!
Com vários dias de atraso, nosso blog precisava daquele empurrão...
Amanhã é nosso vôo para Kuala Lumpur, Malásia. E vamos que vamos!

11 comentários:

  1. Achei lindo o prédio do "templo da literatura"!!
    Meu, precisa ter mto talento e paciência pra barganhar de verdade, né? E vcs já se acostumaram com isso??
    E o natal e a passagem do ano? Vcs vão estar na Malásia? Eu vi uma fotinho de renas e tal... é enfeite de natal mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi meninos, tamos indo pra Irapuru, então já aproveito pra deixar aqui um feliz Natal, que a ceia de vcs.seja maravilhosa(já basta estar aí né).Muita luz e saúde em 2012.Até ano q vem.Bjs.Junko e família

    ResponderExcluir
  3. Oi primos! Estou adorando as fotos de vcs cada vez mais! Aproveito para desejar a vcs um Natal maravilhoso! Um beijao! Marisa.

    ResponderExcluir
  4. Hello people! Feliz natal e muitas aventuras em 2012! Felicidades e tudo de bom pra voces!
    Um beijo!
    (Beberemos e comeremos por voces) rsssssssss.
    Obs. Nao eh a Marisa viu, sou eu ROSE!!!

    ResponderExcluir
  5. Fala, Casal!

    Finalmente consegui colocar a casa em ordem e pude ver todas as postagens em atraso.

    Quantas histórias, experiências e fotos bacanas! Com certeza, uma das melhores viagens que já acompanhei.

    Dia 8/12 foi feriado aqui em Campinas, caiu numa quinta-feira, então aproveitamos para ir a Junqueira, passamos 4 dias lá. Na sexta-feira, encontramos seus pais na feira, quer dizer, seu pai no carro e sua mãe na feira. Eles têm uma tática interessante: um compra legumes e o outro frutas, quem acabar primeiro se dá bem! hahaha Acho que vou começar a colocar isso em prática, só que vou deixar a listinha mais barata com a madame, senão já viu, né!

    Abraços e até!

    ResponderExcluir
  6. E ai Shigues!
    Já estamos na Indonésia, e portanto já estamos craques na arte da barganha! rsrs.
    Nosso blog está uma vergonha, vamos trabalhar duro p colocar os posts da Malásia, pois já saimos de lá e estamos em Bali!
    O Natal passamos nas ilhas Gilis, Lombok, Indonésia. Paraiso tropical puro! Mas isso ainda vamos postar, até o meio de janeiro se tudo conspirar a favor! rsrs

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Jun, tudo de bom para vcs também! Bem atrasado...
    Uma ótima passagem de Ano para vcs, e para seus pais e para as meninas também! Como meu coment acima, estamos já na Indonésia! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. E ai Marisa, tudo de bom p vc tbm. E feliz aniversário para a gente, atrasado. Ficamos sabendo da festa múltipla, pena que não pudemos estar lá. Super bj!

    ResponderExcluir
  9. Rosemary, o Natal já passou, então um ótimo Ano Novo, vamos ver se conseguimos falar via Skype com vcs lá na casa do Fernando. Vamos passar a virada em Ubud, Bali. Bjão!

    ResponderExcluir
  10. E ai Junior, blz!
    Vou te dizer, está bem duro de manter os posts minimamente atualizados, como vc pode ver pelos coments acima. Mas valeu pelo apoio! Vamos ver se conseguimos tirar o atraso (não prometeremos mais nada com datas!).
    Sobre essa tática dos meus velhos, a gente tbm faz isso, mas acho q não tinhamos começado de forma consciente... rs
    Sugestão para suas próximas trips, leva um cajado de madeira, anti-jararacas! Apareceu uma, paulada! rsrs
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Sugestão anotada, Tadao! hahahahaha Só que nesse caso, só vou mostrar o pau, porque o carinha aqui é cagão pacas.

    A parada é a seguinte: Relaxe e curta os lugares, os passeios, a Beth! O blog é consequência; quando der, deu, se não na volta a gente põe tudo em ordem.

    Veja só a madame: falei que vocês vão passar o ano novo em Bali, a figura fala: "nossa, prata de bali..." viu porque não posso fazer essas trips? Ia à falência, certeza! Isso porque ela já tem uma, é só para consumir mesmo. hahahaha

    Abração e beijo na Beth!

    ResponderExcluir